Projeto Octopus


CENÁRIO

Um de nossos clientes, que atua no segmento da indústria tabagista, realiza centenas de projetos de pesquisa de grande porte, que levam entre seis meses a dois anos para serem concluídos, dependendo de sua complexidade. A empresa mantém uma área exclusivamente para a execução de todos esses projetos, que estão diretamente ligados a pesquisas no setor agrícola.

Nessa área, muitas dessas informações estão vinculadas a patentes e outros dados relevantes sobre diversos tipos de fumo, resistência a variações climáticas, modificações genéticas, plantações experimentais, entre outros. A gestão dos projetos de pesquisa vinha sendo feita manualmente, por meio de planilhas Excel. Os relatórios eram apresentados em PowerPoint e a comunicação era realizada via e-mail.

Para apresentar o andamento dos projetos, a cada trimestre, era feita a extração manual das informações, o que despendia muitas horas para consolidar os dados.
Com o tempo, os gerentes da área sentiram a necessidade de adotar um sistema que automatizasse a gestão dos projetos. Para isso, solicitaram à Oplen que fosse desenvolvida uma solução customizada.

ESTRATÉGIA

Para dar início ao projeto, a Oplen fez o mapeamento completo de todos os processos que a empresa executava junto a área de pesquisa. Após a análise das informações coletadas e das opções disponíveis, chegou-se à conclusão de que o melhor seria desenvolver um software utilizando a plataforma SharePoint, visto que possui melhor integração com os outros sistemas do cliente. A execução desse serviço foi por meio da Fábrica de Software da Oplen.
O desenvolvimento da solução exigiu cerca de 13 meses de trabalho e o envolvimento de cinco profissionais especializados da Oplen.

RESULTADOS

Ao realizar a integração do novo projeto com os sistemas já existentes, a empresa teve o fluxo de suas informações automatizado, abolindo de vez as planilhas. Houve ganhos em termos de custo, tempo de execução e alocação de recursos, já que a solução permite extrair as informações necessárias de cada projeto de modo mais assertivo e padronizado.

Outros aspectos positivos são as informações mais precisas e confiáveis, bem como a forma como elas são apresentadas dentro da solução, de maneira organizada.